Análise do CD/DVD "Esperarei" de Vanilda Bordieri


Vanilda Bordieri estruturou uma carreira sólida e desenvolta como cantora e compositora, com quase 20 anos de estrada, é impossível não lembrar de seu nome quando se fala em música pentecostal. A historia de superação e fé de Vanilda é uma verdadeira inspiração para todos e a prova de que Deus é fiel para realizar grandes obras.

Músicas como Sem Palavras, Mais um, Dependemos de Deus, Quem te viu e Quem te vê, Quase Meia-noite, Dois Ungidos, É Deus na vida dele, Pra Deus é nada e Viverei Milagres se tornaram grandes hits por todo o país, com uma marca de originalidade que só ela tem.

Seu último lançamento pelo selo Musile Records, Na tua vontade em 2014, arrancou grandes elogios da crítica, como um todo. A cantora trabalhou em cima do CD com muita delicadeza, a fim de trazer um resultado exuberante, e de fato, conseguiu. O disco rendeu a artista o premio Troféu de Ouro e vendeu mais de 40 mil cópias, recebendo destaque em grandes congressos. No inicio de ano de 2016, Vanilda lançou um projeto só com hinos de "fogo" de forma independente com autorização da Musile, mas não obteve tanto destaque, devido ao fraco repertório e a voz debilitada durante a gravação feita ao vivo.

Chegamos na reta final de 2016, e o CD/DVD Esperarei é uma grata surpresa. Esse é o segundo projeto Audiovisual da cantora, sendo que o primeiro foi lançado em 2007 com o titulo de Show Fidelidade.

Esperarei foi gravado ao vivo no dia 7 de Julho com uma média de 100 pessoas no Sitio São Jorge, em São Bernado do Campo - SP, em um ambiente intimista e confortável. Vanilda, é conhecida por sempre cantar bíblia e apresentar diversas inovações e embora superar o disco Na Tua Vontade não tenha sido tarefa fácil, a cantora deu conta do recado.  O encarte dessa vez não foi atrativo e nem recheado de fotos como é de costume em seus projetos, contou com apenas 3 fotos e todas foram simples, praticamente iguais a  da capa. Quem assina a obra é o maestro Ronny Barboza, que mais uma vez dispensa comentários.

Vamos as canções?!

ABERTURA - Vanilda abre o disco fazendo uma breve declamação falando sobre a vinda de Jesus, uma boa sacada, já que a primeira canção fala de arrebatamento.

1.QUASE MEIA-NOITE - Quem nunca ouviu essa canção?! Vários grupos por todas as igrejas do país e até fora dela, cantaram e coreografaram esse hino, lançado oficialmente no Gideões em 2009, a faixa foi gravada em sua primeira versão no CD Vida. A nova roupagem recebida para essa música, fez com que ela ficasse ainda mais atraente, forte, impactante e bem cantada. Os novos arranjos deram um up, trazendo uma abertura convidativa para as demais canções. O compositor é o grande Rogério Junior, autor de sucessos como Tremendo e Santo, Abraço do Noivo, interpretados por Cassiane.

2.TUA PRESENÇA- Em um momento de intimidade, somos levados a uma nova esfera de adoração. A composição de Leandro Borges foi uma grata surpresa aos fãs e admiradores da cantora. A letra foi muito bem construída, e embora não apresente grandes firulas e inovações, a simplicidade tornou essa adoração extremamente intima. Ficou lindo.



3.DEPENDEMOS DE DEUS - Um dos grandes sucessos de Vanilda é essa canção. Quem nunca ouviu ou cantou que dependemos de Deus?! Essa canção dispensa comentários. Segue a linha adoração, porém tem uma pegada mais forte em relação a faixa passada. Os arranjos repaginados deram um up na canção, a tornando ainda mais forte. A composição é de Elias e Rosmery.

4.SEM PALAVRAS - Falando em sucesso, esse talvez seja o, se não um dos maiores sucessos da cantora. Essa é a 4ª vez que Sem Palavras é regravado pela cantora, lembrando que a ultima versão foi lançada no disco Pra Deus é Nada e ganhou muitos elogios. Escrita por Vanilda Bordieri, a composição nos mantem em um nível de muita intimidade com Deus. A interpretação ficou esplendida.

5.NO MEU QUARTO - Vanilda se manteve firme quando disse que o DVD seria intimista, desde o cenário até a escolha das músicas. Essa canção foi lançada em 2013 também no disco Pra Deus é Nada e na época representou muito bem o momento em que a cantora vivia. A composição é dela mesmo.

6.JESUS ESTÁ CHEGANDO AI - Composição de André Buenno, sobrinho da cantora. Essa é uma ministração profética para os lares. A declamação discorrida no inicio nos deixa no clima da canção e envolve muito bem quem esta ouvindo. Mantém a intimidade novamente, ficou aconchegante e esperançosa. Os arranjos leves e suaves deram um toque todo especial. Destaque para os backs que souberam cantar com delicadeza e força.

7.CASA DE ISABEL - Essa canção pra mim, é uma das menos interessantes do projeto. Tem boa letra, bons arranjos, mas não apresenta um climax ou algo que chame tanto a atenção, outro fato é que por não apresentar coisas novas, ficou muito grande e acaba se tornando um pouco cansativa. A composição é de Vanilda Bordieri.

8.PRA DEUS É NADA - Com participação do Trio R3 e de seu filho Melkinho, Vanilda conta seu testemunho antes de cantar e em seguida chama os convidados. Ficou emocionante, porém não consegue receber um destaque tão significativo assim. Se torna aquela musica legal, rs. Composição de Vanilda Bordieri.

9.CARREGADO PELO ESPÍRITO - Já começo dizendo que essa faixa faz falta no CD, rs. É uma canção que dispensa comentários. Profunda, tocante e forte. Embora Vanilda tenha se enrolado com a letra, que é um pouco confusa mesmo, rsrs a cantora deu conta do recado e fez bonito. Composição da própria.

10.FACE TO FACE - Que adoração linda. Esse momento é um dos que mais chamam a atenção no DVD, a faixa interpretada na língua inglesa, traz um ar sofisticado e elegante para a obra, e conseguindo chegar a 10ª posição com firmeza em manter a intimidade com o foco principal do DVD. Composição de Mark Altrogge.



11.O ESCAPE - E pra quem não acreditou, o DVD teve Porção Dobrada, rs. Célia Sakamoto foi a convidada de Vanilda para juntas interpretarem essa canção. Escrito por Vanilda, Leonardo e Ana Paula, a música representou muito bem a dupla sem deixar de manter a sutileza do projeto, contudo não consegue ser tão marcante como sucessos da dupla gravados nos seus projetos. 

12.RECEBA VIDA - Tipicamente pentecostal. Essa canção se tornou uma das minhas preferidas. Tem letra forte, de declaração, arranjos na medida certa, interpretação coerente e backs com destaque. Vanilda é uma das poucas cantoras que mantem versatilidade em todos os estilos que já se propôs a cantar. Ficou lindo. Composição de Vanilda, Samuel e Josival.

13.ORAÇÃO DE ISAQUE - Confesso que eu não esperava muito dessa canção, mas ela me surpreendeu eme agradou muito. A participação de Eloisa Bordieri, filha de Vanilda, idealizou um contexto impactante a canção, principalmente pra quem já ouviu o testemunho que a cantora conta sobre sua relação com a filha. O ritmo mais dançante ganha destaque. Vanilda é a compositora.

14.VEM PRA CÁ - Achei que essa seria escolhida pra Sigle, já que o primeiro trecho divulgado do DVD foi dessa canção. É o estilo Vanilda, original, profundo e bem interpretado. A melodia gruda facilmente na cabeça e a construção da letra torna fácil de memoriza-lá. Uma belíssima faixa. Composição de Vanilda.

15.MEU DEUS FAZ - Vanilda é a compositora. Dançante e animada. Essa canção traz uma quebra da ideia de intimidade. Eu gostei, porém se prestarmos atenção, vamos notar que a cantora já estava com a voz ficando cansada, rs.



16.VIVEREI MILAGRES - Um dos maiores sucessos da musica gospel nos últimos anos. A faixa gravada originalmente em 2014 no CD Na ta vontade com a participação de Bruna Paula ganhou destaque em todo o Brasil e mais que mereceu estar no DVD. A repaginada nos arranjos deixaram a faixa ainda mais bonita. Aqui é perceptível uma unção de Milagres, quando a introdução da faixa começa a ser tocada há uma vibração incrível de quem estava presente na gravação.

17.ESPERAREI - Chegamos ao titulo do DVD e também ao seu final. A música é extremamente animada e dançante. A letra é bem repetitiva, o que não lhe torna cansativa, é justamente o contrário, quando a musica termina já estamos cantando com Vanilda,rs. A faixa contou com a participação dos quartetos castelo forte e gileade, que deram um show de interpretação e cantico, terminado o DVD com elegância.

Comentários